sexta-feira, 25 de maio de 2012

Características de caixas e fontes de alimentação

A caixa (ou chassis) do computador é o esqueleto metálico que protege os seus diferentes componentes internos. As caixas têm além disso outras utilidades como o isolamento sonoro ou a protecção contra as radiações electromagnéticas. Assim, existem normas a fim de garantir um nível de protecção conforme ao regulamento em vigor.


A maior parte das caixas é fornecida com um bloco de alimentação (em inglês power supply). A alimentação permite fornecer corrente eléctrica ao conjunto componentes do computador. Nos Estados Unidos os blocos de alimentação emitem uma corrente de 110V e à 60 Hz, enquanto na Europa a norma é 220V a uma frequência de 50 Hz, é a razão pela qual os blocos de alimentação possuem na maior parte do tempo um comutador que permite escolher o tipo de tensão a emitir. 


factor de forma (em inglês form factor) designa o formato do lugar previsto para a placa mãe, os tipos de conectores e a sua disposição. Condiciona assim o tipo de carta mãe que a caixa pode acolher. 


A dimensão da caixa condiciona o número de lugares para os leitores em fachada, bem como o número de lugares para discos duros internamente. Distinguem-se geralmente as categorias seguintes :



  • Grande : trata-se de caixas grandes (60 a 70 cm de altura), possuindo 4 a 6 lugares 5 " 1/4 e 2 ou 3 lugares 3 " 1/2 em fachada, bem como dois ou três lugares 3 " 1/2 internamente.
  • Média : trata-se de caixas médias (40 a 50 cm de altura), possuindo 3 a 4 lugares 5 " 1/4 em fachada e dois lugares 3 " 1/2.
  • · Mini : trata-se de caixas de pequena dimensão (35 a 40 cm de altura), possuindo geralmente 3 lugares 5 " 1/4 e dois lugares 3 " 1/2 em fachada, bem como dois lugar 3 " 1/2 internamente.
  • Barebone (literalmente "esqueleto") ou mini PC : trata-se do mais pequeno formato de caixa (10 a 20 cm de altura). A maior parte do tempo o barebone são computadores pré montados que acolhem uma carta mãe que tem um factor de forma reduzido (SFF, pour Small Form Fator). Possuem geralmente uns ou dois lugares 5 " 1/4 e um lugar 3 " 1/2 em fachada, bem como um lugar 3 " 1/2 internamente.
Existe também hoje em dia as novas caixas com melhor características vou dar com exemplo a Chassis Mid Tower ASUS, com design muito elegante e frontal com acabamento espelhado:
As suas características são:

Material:  SECC
Baías:  Externas: 4x 5.25"; 2x 3.5"
Internas: 5x 3.5"
Compatibilidade: ATX; Micro ATX
Ventoinhas:  Frontal: 1x 120/92/80mm (opcional)
Traseira: 1x 80mm (incluída)
Lateral: grelha de ventilação com airduct
Dimensões:  180 (L) x 410 (A) x 455 (P) mm
Slots:   7
Painel Frontal:   2x USB; 1x Audio; 1x Mic
 
A Asus apresentou recentemente um novo conceito de caixa para computador que é muito interessante. Pelo menos deverá ser muito funcional durante o transporte! É que esta nova caixa, a Asustek Vento TA-F tem a particularidade de ser dobrável!
Quanto dobrada, a caixa é muito fina e pode ser facilmente arrumada e transportada. É claro que uma vez todos os componentes instalados, esta particularidade inovadora desta caixa deixará de fazer muito sentido mas pelo menos quando a for comprar e tiver de andar de ônibus, ocupará menos espaço!
A Asus pretende vender, em toda a lógica, a Asustek Vento TA-F sem a fonte de alimentação. No entanto, a firma asiática ainda não decidiu o preço a que a Vento TA-F será vendida.

Fonte de alimentação

A fonte serve para alimentar seus dispositos e placas com uma energia bem estabilizada, para isso é preciso ter uma fonte de boa qualidade e potência compatível com o consumo do micro.

As saidas com fio amarelo têm 12v, os vermelhos 5 volts, e os pretos são o aterramento, lembrando que nunca se deve quebrar o pino terra de sua tomada, caso contrário instabilidades e estáticas podem prejudicar o desempenho do micro. Outros conectores como SATA tem mais fios e nem convém dizer as voltagens, pois o plug é tão achatado que nem dá pra ligar uma ventoinha sequer.

Atualmente só existe as fontes ATX (sem interruptor liga - desliga), de 20 ou 24 pinos de conexão, depende da palca mãe, evidentemente as de 24 têm mais recusrsos e são mais recentes.

Quando a Intel criou o padrão ATX também criou um novo sistema para substituir aantiga fonte AT. A fonte ATX permite o acionamento e desligamento da alimentaçãopor toque ou software compatível com a função Control Off (Ex.: Botão desligar doWindows), veja abaixo as características do gabinete ATX.
  • Tomada que alimenta a motherboard tem 20 pinos.
  • Chave Liga/Desliga que suporta acionamento e desligamento digital por toqueou software (função Suspend/Shut Down).
  • Apresenta 3,3 Volts que torna a motherboard mais baratas, pois, a tensão dealimentação do processador é gerada pela fonte e não pela motherboard


As antigas fontes AT (com interruptor liga - desliga)só se encontra usadas, Foram muito usadas 10 anos atrás.




 

0 comentários:

Postar um comentário