Os circuitos integrados são circuitos electrónicos funcionais, constituídos por um conjunto de transístores, díodos, resistências e condensadores, fabricados num mesmo processo, sobre uma substância comum semicondutora de silício que se designa vulgarmente por chip.
O circuito integrado propriamente dito chama-se pastilha (chip, em inglês) e é muito pequeno. A maior parte do tamanho externo do circuito integrado deve-se à caixa e às ligações da pastilha aos terminais externos.
Os principais tipos de cápsulas utilizadas para envolver e proteger os chips são basicamente quatro:
- Cápsulas com dupla fila de pinos (DIL ou DIP – Dual In Line)
- Cápsulas planas (Flat-pack)
- Cápsulas metálicas TO-5 (cilíndricas)
- Cápsulas especiais
Cápsulas com dupla fila de pinos (DIL ou DIP – Dual In Line)
Para os CI de baixa potência – DIL ou DIP
As cápsulas de dupla fila de pinos são as mais utilizadas, podendo conter vários chips interligados.
Cápsulas com quatro filas de pinos (QIL – Quad In Line)
Para c.i. de média potência, por exemplo, amplificadores de áudio.
A principal razão da linha quádrupla de pinos é o de permitir um maior afastamento das respectivas “ilhas” de ligação no circuito impresso, de forma que pistas mais largas (portanto para correntes maiores) possam ser ligadas a tais “ilhas”.
Cápsula com linha única de pinos:(SIL – Single In Line)
Alguns integrados pré-amlificadores, e mesmo alguns amplificadores de certa potência, para áudio, apresentam esta configuração.
As cápsulas especiais são as que dispõem de numerosos terminais para interligarem a enorme integração de componentes que determinados chips dispõem (por exemplo, CI contendo microprocessadores).
0 comentários:
Postar um comentário